07 abril 2014

Desapego: O Aprendizado Necessário

 Ontem eu abri meu armário e decidi que era hora de me despedir de algumas coisas.

    Essa ideia de desapego nunca me agradou, um dos meus principais objetivos era manter tudo dentro do mais igual possível: só a palavra "mudança" já me dava arrepios, e confesso que tudo que ela envolve ainda me assusta.
    Desapego pra mim era sinônimo de falta de sentimento, e eu, emotiva até demais, achei que isso nunca poderia fazer parte do meu vocabulário e da minha rotina.
    E foi assim que, aos poucos, me apeguei a memórias, pessoas e objetos e, com eles, montei um esconderijo aparentemente seguro.
 
    Organizando minhas roupas para a estação que está começando, me deparei com peças que já não combinam comigo, e, a verdade, é que isso vale para muito mais do que roupas.
    Ás vezes a gente insiste naquela camiseta velha, que não tem nada a ver com a nossa personalidade, ou até mesmo em guardar o vestido que ganhou de alguém especial, pelo simples medo de que aquelas lembranças escapem.
    Mas será que deixar que alguém aproveite o vestido que não cabe mais em você não é uma melhor forma de manter vivas as lembranças do que jogando-o no fundo do armário?
 
    Não tem jeito, as coisas mudam e em certo momento, algumas delas começam a pesar.
    Cabe a nós aceitar e aprender a descarregar. Do que adianta ter roupas que você não usa e fingir que há algum sentido nisso? Do que adianta estar cercado de pessoas que algum dia já foram seus amigos, mas que não são mais?
    É claro que tem, sim, gente que vai te acompanhar por toda a vida, assim como aquele moletom gigante que te faz sentir num lugar seguro. Mas e aquela amizade de infância que se perdeu no tempo, um amor do passado, uma peça de roupa que você não usa e só guarda por teimosia? Isso pertence a quem você é, ou a quem você era? 

        Não é fácil, mas é preciso.
    Desapegar: abrir espaço no armário para novas roupas e abrir espaço no coração para novas pessoas, momentos e histórias.



Luiza Ferreira (blog Antes dos 16)