18 fevereiro 2015

DIY: Caderno Personalizado com colagens e adesivos

Não sou muito de trazer posts de DIY aqui no blog pelo simples fato de que: não levo jeito pra coisa. A maioria dos itens que eu tento personalizar em casa acaba não ficando legal, ou dando muito errado. Mas hoje eu trago pra vocês uma artezinha que eu fiz pra volta às aulas, uma pequena gambiarra bonitinha que quis compartilhar. 

Eu tinha um caderno de desenho limpo e sem uso guardado, e como pensei que iria usar este ano, queria dar uma cara nova pra ele (falei disso neste vídeo aqui). Então pintei e personalizei-o e olha, fiquei orgulhosinha do que fiz <3 Usei um caderno de desenho mas você pode usar qualquer tipo! Vamos ver?
Basicamente, os materiais que você irá precisar são: 

1 - Tinta guache ou de qualquer outro tipo, da cor que quiser;
2 - Um pincel (usei pequeno mas de preferência use um grande);
3 - Revistas antigas e/ou com imagens que você goste;
4 - Tesoura;
5 - Cola (bastão ou líquida);
6 - Etiquetas adesivas (opcional);
7 - Papel contact;
8 - Régua

 Antes de tudo, você deve visualizar o caderno que vai usar. Ele é liso ou estampado? Vai querer cobrir esta estampa? Se a resposta for sim, você pode escolher pintar o fundo dele da cor que queira para ficar menos "poluído". Eu pintei a frente de branco (pois tinha vários quadradinhos com desenhos claros) e a parte de trás de preto (pois já tinha um tom meio azul-escuro e daria um trabalhão querer clareá-lo). Dependendo da tinta que você vá usar, vai precisar passar mais camadas. Como usei tinta guache, passei de 2 a 4 camadas de branco e 2 de preto, deixei secar bem e depois comecei a próxima etapa.
O próximo passo é o mais simples de todos: cortar, posicionar e colar as imagens para ilustrar o caderno. Eu recortei alguns itens de revistas teen de diversas categorias, mas tudo isso fica à sua escolha.
Uma coisa que eu comprei por pura curiosidade foram estes adesivos redondos dourados, pois achei que daria um toque 'a mais' no caderno. E não é que ficou legal? Concentrei-os apenas na parte de trás pois na da frente as colagens permaneceriam. 
Depois de colar tudo e estar do jeito que você deseja, algo tem que ir por cima pra garantir que nada saia do lugar, certo? Então é hora do papel contact - meça a largura da capa antes de recortar para não haver desperdícios. Retire a parte de cima do papel com cuidado, posicionando rente à espiral do caderno. Com a régua, vá "raspando" o contact pelo caderno para que fique reto e sem nenhuma bolha de ar.
Caso fique um pouco de contact pra fora da capa, basta dobrá-los pra dentro ou cortá-los.  
E tcharaaan, nosso caderno está pronto! Além de bonito e com a sua cara, você não gasta quase nada pra fazer! Tem coisa melhor? 
O que acharam da ideia? Vocês já fizeram alguma 'arte' parecida? Qual foi o resultado? ;)

Boas aulas ♥
Beijos, até breve =D